0

Jogos Eletrônicos em Educação

Materiais de apoio da disciplina JEE 2022.1

31/03/2022 – Link da apresentação do curso, regras e primeira aula em 31 de março (aqui)

31/03/2022 – Formulário para Ficha dos jogadores (aqui)

31/03/2022 – Primeiro artigo para fichamento – temática PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS (aqui)

07/04/2022 – Segunda aula (aqui)

11/04/2022 – Formulário para envio de fichamento do texto base 1 (aqui) (Deve ser enviado pelo Moodle, todos os alunos foram adicionados a plataforma) – Prazo 14/04/2022 até as 23:59.

11/04/2022 – Envio da proposta do power-up 1 (aqui) – Prazo 07/04/2022 08/04/2022 até as 23:59 (prazo estendido até um dia depois da segunda aula)

11/04/2022 – Formulário para envio de fichamento do power-up 1 (aqui) (Deve ser enviado pelo Moodle, todos os alunos foram adicionados a plataforma) – Prazo 14/04/2022 até as 23:59.

13/04/2022 – Atividade programada da aula do dia 14/04/2022 – atividade obrigatória para obter a presença do dia 14/04 – leitura e fichamento de texto disponibilizado na plataforma Moodle – prazo 28/04/2022. Observação o fichamento deve ser um texto produzido pelo aluno, não vários recortes do texto.

13/04/2022 – Texto base 2 – disponível no Moodle – tema Gamificação – Prazo para envio do fichamento 06/05/2022.

13/04/2022 – Power-up 2 – aberto para submissões no Moodle – tema Gamificação – prazo para envio de submissão de propostas 28/04/2022.

13/04/2022 – Power-up 2 – aberto para envio de fichamento após aprovação das propostas – tema Gamificação – prazo para envio de fichamento 06/05/2022.

29/04/2022 – Livro Jogos digitais e funções executivas: desenvolvimento, pesquisas e aprendizagens mediadas pelo gamebook Guardiões da Floresta (aqui)

29/04/2022 – Lista de cursos sobre Propriedade Intelectual (aqui)

29/04/2022 – Slide aula 3 (aqui) – Aula de GDD (aqui) – Modelo de GDD (aqui) – Short GDD (aqui)

05/05/2022 – Texto base 3 – disponível no Moodle – tema Jogos analógicos para educação – Prazo para envio do fichamento 19/05/2022.

05/05/2022 – Power-up 3 – aberto para submissões no Moodle – tema Jogos analógicos para educação- prazo para envio de submissão de propostas 12/04/2022.

05/05/2022 – Power-up 3 – aberto para envio de fichamento após aprovação das propostas – tema Jogos analógicos para educação – prazo para envio de fichamento 19/05/2022.

05/05/2022 – Slide aula 4 (aqui)

12/05/2022 – Livro de X e Y (aqui)

12/05/2022 – Gamificação com Kahoot e Escape Room

19/05/2022 – Texto base 4 – disponível no Moodle – tema Avaliação de Jogos Educacionais – Prazo para envio do fichamento 02/06/2022.

19/05/2022 – Power-up 4 – aberto para submissões no Moodle – Avaliação de Jogos Educacionais – prazo para envio de submissão de propostas 26/05/2022.

19/05/2022 – Power-up 4 – aberto para envio de fichamento no Moodle após aprovação das propostas – Avaliação de Jogos Educacionais – prazo para envio de fichamento 02/06/2022.

26/05/2022 – Material de apoio da Aula 7 (aqui)

14/06/2022 – Notas do texto base 4 e gameplay no Moodle

07/07/2022 – ATENÇÃO – para a aula de hoje vou fazer o seguinte: eu vou precisar ir para o IF ministrar a aula de lá porque estou sem internet em casa, daí vou tentar fazer a aula dos dois modos: presencia e online. Não só porque não estou com problemas de Net, mas por conta de que esta mensagem não chegue a todos os alunos. Além de haver alunos com sintomas gripais (mas não recebi nenhum contato de aluno sobre isso). Vou divulgar no meu Site, no Moodle e por SUAP esta informação. Também peço que divulguem entre vocês. Aula presencial e online ao mesmo tempo. Link da aula: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/jesse-nery

07/07/2022 – Texto base 5 – disponível no Moodle – Unity para desenvolvimento de jogos – Prazo para envio do fichamento 15/07/2022 até antes da aula.

07/07/2022 – Power-up 5 – aberto para envio de fichamento no Moodle SEM aprovação das propostas – Unity para desenvolvimento de jogos – Prazo para envio do fichamento 15/07/2022 até antes da aula.

21/07/2022 – Texto base 6 – disponível no Moodle – tema Game Desing de Jogos Educacionais – Prazo para envio do fichamento 04/08/2022.

21/07/2022 – Power-up 6 – aberto para submissões no Moodle – Game Desing de Jogos Educacionais – prazo para envio de submissão de propostas 28/07/2022.

21/07/2022 – Power-up 6 – aberto para envio de fichamento no Moodle após aprovação das propostas – Game Desing de Jogos Educacionais – prazo para envio de fichamento 04/08/2022.

21/07/2022 – Aula de Programação no Unity (aqui)

05/08/2022 – Jogadores entre as classificações 8º e 11º devem fazer a avaliação final. Os jogadores menores que 12º perderam por nota insuficiente ou por faltas.

05/08/2022 – Lista de temas para avaliação final:

1. PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS
2. GAMIFICAÇÃO
3. JOGOS ANALÓGICOS PARA EDUCAÇÃO
4. AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS
5. PROGRAMAÇÃO NO UNITY PARA JOGOS EDUCACIONAIS
6. GAME DESIGN DE JOGOS EDUCACIONAIS

DIA 10/08 SORTEIO DOS TEMAS E DIVULGAÇÃO AQUI!

DIA 11/08 AVALIAÇÃO FINAL

DIA 18/08 RODÍZIO DE PIZZA NO VENEZA

10/08/2022 – Sorteio dos temas – https://www.sorteiogo.com/pt/r/vPgwkx – Seguindo a classificação da tabela de ranking, ficou assim as distribuições:

Atenção: A avaliação final será no pavilhão de aulas, próximo a cantina.

LeadBoard (ultima atualização em 5/08/2022).

NickCoinsPW-UPSRanking
Kenshin1001
Sr. Smurfi902*2
Dabi891*3
Artur94861**4
Thoma851*5
Douglas836
Blaidd821* + 1***7
Marfhel, TEMA 5578
Bia TEMA 2541*9
JÒÓ TEMA 34810
Adriel Felipe TEMA 14211
Klilus2112
Anne1013
Alexander, o Jarro Guerreiro014
genesis014
ranoob014
Viniblack014

* Power-up usado para recuperar um texto base

**Power-up usado como 0.3 na nota

***Power-up usado para sair do nível médio para o fácil

OBS: a tabela anterior estava somando o fichamento da atividade programada, então essa pontuação foi removida, ficando os 100 pontos (40 da gameplay + 60 dos fichamentos).

Power ups:

Cogumelo do Mário – Poder: serve para mudar de nível ou incrementar 0.3 na nota (max 2 vezes). Como obter? fazendo um fichamento de um outro artigo na mesma temática do texto normal. Prazo de entrega no mesmo dia da entrega do texto normal, deve apresentar na frente da sala, uma fala mínima de 5 min. Poder secundário: pode eliminar um texto base de uma outra semana.

Anel Cobiçoso da Serpente de Prata ou Escaravelho Dourado – Poder: Me concedem a 20% de nota a mais do que eu deveria ganhar. (by Alexander). Pré-requisito? caso as atividades sejam consideradas insuficiente e o jogador caia para o nível very easy do jogo. Como obter: Produção de um texto de 40 linhas com uma das temáticas sorteadas no dia da avaliação.

Esmeralda do Caos – Poder: poder escolher o artigo da semana para o grupo (by Kenshin). Como obter? eleito a melhor apresentação na obtenção do Cogumelo do Mário. Como usar: Na tentativa de obter o Cogumelo do Mário X, escolhe o artigo do tema Cogumelo X + 2.